Boletim Diário AHRESP (BDA 36) – 20.05.2020

Informações e Esclarecimentos

Reabertura “Restauração e Similares”

O diploma que veio renovar o Estado de Calamidade contém designações como “estabelecimentos de restauração e similares” e “restaurantes e similares, cafetarias, casas de chá e afins”, para indicar os estabelecimentos que tiveram  permissão de reabertura a 18 de maio passado, referindo-se a “estabelecimentos de bebidas e similares, com ou sem espaços de dança” para aqueles que, por ora, se devem manter encerrados, o que tem gerado alguma confusão. A AHRESP elaborou um documento onde esta questão é clarificada. Saiba mais aqui 

 

Inquérito AHRESP

A AHRESP vai lançar um novo inquérito aos empresários do canal HORECA no dia 31 de maio. A forma como está a decorrer a reabertura dos estabelecimentos e temas inerentes às dificuldades sentidas serão algumas das questões.

 

Voos de e para Itália

Foi publicado Despacho que vem prolongar, uma vez mais, o regime de suspensão de voos de e para Itália, desta feita para vigorar até às 00:00 horas do dia 15 de junho de 2020.

 

Programa “ADAPTAR”

Até à presente data, 7544 micro-empresas e 312 Pequenas e Médias Empresas já se candidataram ao Programa “ADAPTAR”, que corresponde a apoios solicitados na ordem dos 23 milhões e 8,7 milhões de euros, respetivamente. O programa garante financiamento para microempresas com 80% a fundo perdido e para Pequenas e Médias Empresas com 50% a fundo perdido para aquisição de materiais essenciais ao cumprimento das regras de higiene recomendadas pela DGS.

A AHRESP tem disponível para os seus Associados um Guião para ajudar a efetuar a candidatura. Saiba mais aqui 

 

MEDIDAS AHRESP

Regime de Lay-off Simplificado

A AHRESP defende a continuidade do Lay-off simplificado até 30 de junho, incluindo para as atividades que entretanto foram parcial e oficialmente reabertas, assim como um modelo de Lay-off 2.0 entre 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.