Boletim Diário AHRESP (BDA 15) – 20.04.2020

Informações e Esclarecimentos

Isenção de Pagamento à SPA

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) garantiu que “não irá reclamar o pagamento de qualquer valor a todos os estabelecimentos de hotelaria, restauração e bebidas durante todo o período em que estes estejam encerrados, em virtude do Estado de emergência”, na sequência de um pedido da AHRESP. Por outro lado, a SPA também definiu regras de compensação para as situações em que já tenha sido efetuado o pagamento anual.

Clique aqui para ver as isenções concedidas pelas Entidades de Gestão Coletiva dos Direitos Conexos.

 

Atualização do Pedido de lay-off 

As entidades empregadoras que tenham apresentado pedidos de lay-off simplificado ao abrigo do anterior regime (Portaria n.º 71-A/2020, de 15 de março) têm de preencher o requerimento e anexos que vieram a ser disponibilizados posteriormente, sendo a entrega feita através da Segurança Social Direta. As empresas que queiram incluir novos trabalhadores, que acresçam aos indicados no requerimento inicial, devem fazê-lo através da entrega de novo ficheiro anexo. Saiba mais aqui.

 

Plataforma “Juntos, Voltamos Já”

A AHRESP associou-se a várias marcas de produtos alimentares e acaba de lançar uma campanha de aquisição de vouchers através da plataforma SAPO Voucher para apoiar empresas do canal HORECA.

Os primeiros 500 associados que se inscrevam terão o benefício de uma mensalidade gratuita nas quotas da AHRESP. Inscreva-se aqui

 

Interdição de Voos

A interdição dos voos de países e para países que não integram a União Europeia foi prorrogada por mais 30 dias (até 17 de maio). Excecionam-se os países associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça), os países de expressão oficial portuguesa e o Brasil ( voos de e para São Paulo e de e para o Rio de Janeiro). Dada a presença de importantes comunidades portuguesas, também se exceciona o Reino Unido, Estados Unidos da América, Venezuela, Canadá e África do Sul. Saiba mais aqui.

 

MEDIDAS AHRESP

Moratória de Rendas

A AHRESP tem insistido na isenção do pagamento das rendas dos estabelecimentos de Restauração, Bebidas e de Alojamento Turístico, bem como, de outros encargos associados ao arrendamento. Apesar disso, e na esfera do regime excecional de moratória no pagamento de rendas que veio a ser publicado, este não se aplica à grande maioria dos Alojamentos Turísticos, pelo que, a AHRESP reclama que o regime seja extensível a todos. Saiba mais aqui

 

Diminuição da Carga Fiscal

A AHRESP defende uma redução efetiva dos diversos regimes de tributação direta, o que se impõe pelas atuais circunstâncias provocadas pelo surto pandémico. As medidas de “alívio temporário” são manifestamente insuficientes para que constituam uma verdadeira ajuda às empresas.

Artigos Relacionados

SEJA ASSOCIADO AHRESP