Boletim Diário AHRESP (BDA) – 03.04.2020

Informações e Esclarecimentos

Inquérito AHRESP

A AHRESP realizou um novo Inquérito às empresas do alojamento turístico e da restauração e bebidas. O Inquérito decorreu entre 1 e 3 de abril de 2020, tendo-se obtido cerca de 2.000 respostas válidas. Principais conclusões:

  • Cerca de 75% das empresas refere que estão encerradas;
  • 1/3 das empresas não conseguiu pagar salários em março;
  • Cerca de 50% das empresas vão avançar para o lay-off;
  • Das empresas que vão avançar para lay-off, 70% refere que não conseguem pagar salários em abril se a Segurança Social não entregar o apoio a tempo;
  • Cerca de 77% das empresas não recorreram a apoios financeiros;
  • Das 23% empresas que o fizeram, a linha de apoio do Turismo de Portugal foi a mais referenciada (56%);
  • Cerca de 58% das empresas refere que as linhas de apoio financeiro não são adequadas às necessidades das empresas, e indicam apoios a fundo perdido e isenção de impostos como as principais soluções para apoiar o tecido empresarial;
  • 80% das empresas estima zero vendas em abril e maio;

Para ver inquérito na íntegra consulte aqui

 

Deslocações de trabalhadores na Páscoa

Será proibida a circulação fora do concelho de residência permanente de 9 a 13 de abril. Para que seja possível circular é necessária uma declaração que ateste ser essa circulação no âmbito do exercício de atividade profissional. A AHRESP disponibiliza as respetivas minutas aos seus associados. O documento para a Região Autónoma dos Açores também se encontra disponível e é obrigatório a partir da presente data. Consulte aqui as minutas 

 

Mapas de Férias

O Conselho de Ministros reunido ontem aprovou um decreto-lei que vem estabelecer algumas medidas excecionais e temporárias de onde se destaca a possibilidade do mapa de férias dos trabalhadores ser aprovado e afixado até 10 dias após o termo do estado de emergência. Logo que seja publicado o diploma daremos nota.

 

Suspensão de admissão de hóspedes na Madeira

O Governo da Madeira ordenou a suspensão a partir das 00:00 de hoje, da admissão de novos hóspedes em todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local.

 

Medidas AHRESP

Apoio a Fundo Perdido às Empresas

A AHRESP continua a defender que a tesouraria das empresas precisa de apoio a fundo perdido. Urgência reforçada pelos exemplos que nos têm sido reportados de operações bloqueadas ou recusadas pelo Sistema Bancário/Sociedades de Garantia Mútua.

 

Lay-off

O apoio efetuado através da Segurança Social nos 2/3 da remuneração ilíquida do trabalhador, deverá ser de 90% e a empresa deverá suportar os restantes 10%.