Conselho Consultivo da AHRESP

“Restauração tem papel muito relevante na promoção e divulgação dos vinhos do Douro e do Porto”

Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto considerou que o setor da restauração e similares tem um papel muito importante na promoção e divulgação dos vinhos do Douro e do Porto.

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 6 de dezembro, em Vila do Conde (distrito do Porto), o mais recente Conselho Consultivo da AHRESP, que junta os órgãos sociais nacionais desta associação.

Antes da reunião decorreu um almoço debate com a presença de Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. O tema da sua intervenção foi a “Importância dos Vinhos do Douro e do Porto e a sua divulgação junto do setor da restauração”.

Gilberto Igrejas fez um retrato geral do estado de arte da produção de vinhos do Douro e do Porto, com especial destaque para as estatísticas relativas às exportações e vendas por canal.

Para o responsável, “os restaurantes têm um papel muito relevante na promoção e divulgação dos vinhos do Porto e do Douro, sendo os melhores aliados dos agentes económicos deste setor na formação e educação para o consumo com moderação”.

Gilberto Igrejas referiu também que “o IVDP está permanentemente de portas abertas para estabelecer qualquer tipo de protocolos com o setor da restauração, ainda mais na área da gastronomia, que possam trazer mais riqueza para o país e alicerçar o Douro Vinhateiro em ações que contribuam para a promoção do turismo em Portugal”.

A AHRESP sublinhou a importância da rede de restaurantes portugueses no mundo para a divulgação dos vinhos e da gastronomia de Portugal, tema que tem sido aliás alvo de fortes campanhas de promoção no âmbito do Programa Taste Portugal, desenvolvido pela AHRESP com o apoio do Turismo de Portugal. Os responsáveis da AHRESP consideram que estes restaurantes podem ser fortes embaixadores na promoção dos vinhos do Douro e do Porto.

A iniciativa decorreu na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, em Vila do Conde, tendo o almoço sido servido e confecionado pelos alunos desta entidade.

SEJA ASSOCIADO AHRESP