Revista AHRESP 220

Já está disponível na sua Área Reservada a última edição da Revista AHRESP dedicada à trilogia que é a nossa prioridade como Associação Empresarial para o setor: Território, Gastronomia e Pessoas. Seja através das estratégias de proximidade aos empresários, à celebração dos nossos produtos e cozinha, como aos protagonistas que diariamente contribuem com o seu trabalho e criatividade para impulsionar o Turismo nacional. A mensagem do nosso Comendador, Mário Pereira Gonçalves, resume a diversidade dos conteúdos que podem inspirar, ajudar e, naturalmente, informar sobre o que de mais relevante acontece no setor HORECA.

 

Território, Gastronomia e Pessoas: os eixos prioritários para a sustentabilidade do setor

Por Mário Pereira Gonçalves, Presidente da AHRESP

“Este mês faz um ano que os órgãos sociais da AHRESP para o triénio 2018-2021 tomaram posse, num evento em que foram tornados públicos os três eixos de atuação a seguir no novo mandato, sempre com o objetivo prioritário de procurar soluções para a defesa dos interesses dos Associados, da economia nacional e de todos os portugueses. Território, Gastronomia e Pessoas. Estes são os eixos prioritários, que um ano volvido não só se mantêm presentes, como ainda têm tido aposta reforçada por parte da AHRESP. O primeiro passa por estratégias de proximidade com as empresas de todo o país, estejam em território continental ou insular, no litoral ou no interior, nas cidades ou nas vilas e aldeias.

Como podem comprovar nas próximas páginas desta revista, este compromisso materializou-se recentemente na abertura de uma nova delegação na Região Centro (concretamente em Leiria); na entrega de distinções a quatro municípios da Região de Lisboa (Mafra, Montijo, Odivelas e Oeiras), pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Programa QUALITY; ou na atribuição de selos de boas práticas de reciclagem a mais de 30 restaurantes de Ponta Delgada, através de um projeto piloto europeu que conta com uma parceria ativa da nossa Delegação nos Açores. Ainda a propósito do eixo Territórios, a AHRESP tem colaborado com o Turismo de Portugal na divulgação de instrumentos de investimento para a atividade turística, que têm contribuído para a reestruturação, reabilitação ou até mesmo abertura de empresas do setor por todo o país. Para saber mais sobre estes instrumentos, alguns dos quais em fase de candidaturas, recomenda-se a leitura da entrevista a Carlos Abade, também nesta revista.

Os eixos Territórios e Gastronomia fundem-se nas 7 Maravilhas Doces de Portugal, mais uma edição do já emblemático concurso televisivo, no qual a AHRESP conta com a presença mais ativa de sempre, ao integrar o Conselho Científico, órgão que apoia a organização nas diferentes tomadas de decisão. Acreditamos vivamente que este concurso despertará ainda mais atenção para o papel importante para a economia e cultura nacional desempenhado pelas nossas empresas, em particular as pastelarias. Apesar de o ano 2019 ainda estar praticamente no início, a Gastronomia de Portugal já foi alvo de amplo destaque por parte da AHRESP em dois eventos de dimensão nacional e até internacional, a BTL e a Alimentaria & Horexpo. Em ambos os certames, a nossa Associação colocou os focos sobre os ícones gastronómicos nacionais e, tanto ou mais importante do que isso, sobre as Pessoas que tornam possível a sua confeção. Chefs de cozinha, mestres de pastelaria, ajudantes de cozinheiro, responsáveis de bar e alunos de hotelaria são exemplos de leques de profissionais do nosso setor em torno dos quais a AHRESP construiu a sua presença nestes eventos, nos quais ainda tivemos a honra de atribuir os Diplomas de Medalha de Honra às empresas com 50 e 25 anos de enquadramento na nossa Associação. Na BTL e na Alimentaria & Horexpo tornámos evidente que continuamos empenhados em desenvolver medidas que promovam as competências, a formação, a qualificação e a dignificação das profissões destes setores, para que sejam desejadas por todos aqueles que querem abraçar uma atividade profissional.

A próxima iniciativa que desenvolvemos com este propósito são os Prémios AHRESP, cuja atribuição já tem data marcada: 24 de maio. Até lá, convidamos os leitores desta revista a dirigirem-se ao site www.premiosahresp.pt para atribuírem os seus votos. Continuem a acompanhar-nos também no site www.ahresp.pt e nas nossas páginas nas redes sociais.

Obrigado a todos os Associados por continuarem a dignificar o nosso setor.”

SEJA ASSOCIADO AHRESP