Coimbra procura o representante português no European Young Chef Award

A CIM Região de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo da “Cidade dos Estudantes” lançaram um concurso que visa selecionar o jovem ‘chef’ que vai representar Portugal no European Young Chef Award.

O vencedor da competição regional, para além de representar Portugal na competição europeia, na Grécia, em outubro, vai também ser designado como o Jovem Embaixador da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021.

As inscrições para o concurso regional decorrem até 3 de maio (através do site www.cim-regiaodecoimbra.pt), com a submissão do conceito, ficha técnica e história associada à refeição proposta (entrada, prato principal e sobremesa). A 10 de maio são divulgados os finalistas e no dia 24 decorrem as provas.

Os concorrentes têm que ter entre 18 e 26 anos, residir nos concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e poderão ser alunos de cozinha ou profissionais que terminaram a formação há menos de um ano.

Como critérios para o apuramento do vencedor regional estão características como a originalidade dos pratos, a história por detrás da comida, a complexidade da receita, a inovação técnica e a inovação face à receita tradicional e a ligação ao território, entre outras.

O European Young Chef Award é organizado pelo Internacional Institute of Gastronomy, Art and Tourism.

SEJA ASSOCIADO AHRESP