Síntese Económica de Conjuntura

No âmbito da publicação do INE – Síntese Económica de Conjuntura, apresentam-se as principais conclusões do mês de abril de 2019, em especial aquelas que mais podem afetar os nossos setores de atividade, sendo que a informação apresentada não desagrega diretamente o Turismo nem os setores da Restauração e Alojamento.

  • A taxa de desemprego: +6,7%
  • O índice de emprego nos Serviços: +1,2%
  • O indicador de investimento (formação bruta de capital fixo): +14,0%

 

TAXA DE DESEMPREGO

De acordo com os dados divulgados pelo INE, a taxa de desemprego entre os 15 e os 74 anos, apresentou uma variação homóloga de +6,7%, ou seja + 0,2 p.p. em relação ao mês de março.

 

Índice de Emprego nos Serviços

O índice de emprego nos serviços estagnou, apresentando uma variação homóloga de +1,2% em abril, valor igual ao registado no mês anterior.

 

 

INDICADOR DE FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO (INDICADOR DE INVESTIMENTO)

O indicador de FBCF (Investimento) apresentou uma variação homóloga de +14,0%. De referir que este indicador tem vindo a crescer desde novembro de 2018.

Segundo o INE, a evolução registada no mês de abril deveu-se aos contributos positivos mais expressivos das componentes de máquinas e equipamentos e de material de transporte.

 

Ficha técnica dos indicadores

Taxa de variação homóloga: A variação homóloga compara o nível do índice entre o mês corrente e o mesmo mês do ano anterior. Permite dar-nos a conhecer a evolução do setor ano após ano.

SEJA ASSOCIADO AHRESP