Índice de Preços no consumidor

No âmbito da publicação do INE – Índice de Preços no Consumidor (Inflação), apresentam-se as taxas de variação homóloga no mês de setembro 2019. Esta publicação apresenta os dados destratados para a Restauração e Alojamento Turístico.

  • Canal HORECA: -0,6%
  • Restauração e Bebidas: +2%
  • Alojamento Turístico: -7,6%

 

Índice de Preços no Consumidor no Canal HORECA

A taxa de inflação a nível nacional registou em setembro o valor de -0,1%, ou seja taxa idêntica à registada no mês anterior.

O Canal HORECA apresentou um decréscimo da taxa de variação homóloga de -0,6%, face ao período homólogo de 2018.

O valor médio percentual acumulado, setembro de 2018 a setembro de 2019, no Canal HORECA, foi de +1,0%, em contraponto a média nacional situou em +0,6%.

 

Índice de Preços no Consumidor na Restauração

A variação homóloga do índice de preços no consumidor no setor da Restauração e Bebidas foi de +2,2%, valor idêntico ao registado no mês anterior.

O IPC na Restauração registou uma variação média, dos últimos doze meses, de +2,0%.

 

Índice de Preços no Consumidor no Alojamento Turístico

O índice de preços no consumidor no setor do Alojamento Turístico registou, em setembro uma variação homóloga de -7,6%, no mês anterior esta taxa foi de -3,2%.

A média do IPC, nos últimos doze meses foi de -0,5%.

 

índice de preço no consumidor por objetivo

Ficha técnica dos indicadores
Índice de Preços no Consumidor: O índice de Preços no Consumidor (IPC) mede a evolução temporal dos preços de um conjunto de bens e serviços representativos da estrutura de despesa de consumo da população residente em Portugal. É utilizado para observar tendências de inflação.
Taxa de variação homóloga: A variação homóloga compara o nível do índice entre o mês corrente e o mesmo mês do ano anterior. Permite dar-nos a conhecer a evolução do setor ano após ano.

SEJA ASSOCIADO AHRESP