A Rota do Românico premiou empresas da região, e Lousada teve também várias entidades distinguidas com o “Selo de Qualidade”, nesta primeira edição. A cerimónia realizou-se no início de abril no Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho, em Baião.

Na área do alojamento a Casa de Marlães e a Quinta de Lourosa foram as distinguidas. A Quinta de Lourosa recebeu também a distinção na área dos produtos locais, bem como a empresa Apícola – Povo da Mata. A Quinta de Cedovezas, o Visconde e a Estrada Real foram os restaurantes reconhecidos.

De acordo com a Rota do Românico estes “selos” são um reconhecimento da qualidade dos produtos e serviços prestados a turistas e visitantes, bem como para o aumento da atratividade e notoriedade da Rota do Românico e do seu território. O “Selo de Qualidade – Rota do Românico”, com vigência de quatro anos, tem como finalidade ser uma mais-valia, atestando os padrões de qualidade dos produtos e serviços.

As candidaturas apresentadas foram apreciadas por um conjunto alargado de entidades, que formam o Comité de Avaliação, onde constam a Rota do Românico, Turismo do Porto e Norte de Portugal, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ADERSOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa, ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, BEIRA DOURO – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, DOLMEN – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, PROBASTO – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto, Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e Quaternaire Portugal, S.A. Nos próximos meses de maio e junho vão estar abertas as candidaturas para a segunda edição. CM Lousada.

Fonte: Vale do Sousa Online, 20-04-16